domingo, 31 de outubro de 2010

Religiões e seus rituais fúnebres

   Pessoooas, quanto tempo *.* Mila Madureira aqui! Confesso que eu não fiz nada de especial nesse tempo, tive umas provas e talz, mas eu tava mesmo com preguiça ^^' Nem prometo que vou postar frequentemente por que ultimamente me falta assunto e não quero postar qualquer coisa. Obrigada às pessoas que continuaram entrando mesmo com esse descaso nosso :D
   Então, o post de hoje é um tanto curioso: 

Como são os rituais fúnebres das mais famosas religiões?



Islamismo- Os mulçumanos acreditam que a morte depende de Alá (só acontece quando ele quiser) e se você viver de acordo com os ensinamentos divinos não há o que temer. As pessoas que morrem pela Jihad (luta pela fé, aquela história dos homens-bomba e etc.) vã direto para o paraíso, os outros podem passar por reencarnações. Eu, particularmente, nunca tinha ouvido falar sobre os mulçumanos acreditarem em reencarnação.
    O morto é lavado por parentes ou amigos do memso sexo cerca de cinco vezes, começando pelo lado direito. Depois os orifícios são tampados com algodão e coloca-se uma roupa branca perfumada com cânfora.
   No momeno final é recitada a Shahãdah, uma oração contra o demônio e de afirmação da soberania de Alá. São as últimas palavras que ele deve "ouvir" antes de partir.


Cristianismo- Para os cristãos, quando se morre, o espírito vai para o céu ou para o inferno, tudo depende do que se fez enquanto vivo. Os familiares e amigos costumam consolar-se e rezar pela alma do morto para que ele seja perdoado e assim possa ir pro paraíso. O falecido é vestido com roupas normais e geralmente tiram os adornos (pra que ir pro outro lado enfeitado né kkk).
   Pra quem é católico, em seus últimos dias de vida o sujeito recebe a extrem-unção: passa-se um óleo na boca, nariz, olhos, ouvidos, mão e pés enquanto se fazem orações para que seus pecados sejam perdoados.
   Alguns cristãos abrem as janelas logo após uma morte para que o espírito fique livre. Para católicos o corpo deve ser ungido com óleos, bem lavado e vestido com as melhores roupas (o cara tem que chegar do outro lado com estilo né não?! Já não pode usar acessório, então pelo menos que a roupa seja boa shaushauh)


Budismo- Acendem-se velas na casa ou onde a pessoa morreu e o corpo fica aí próximo. O rosto é coberto por um pano branco e incensos são acesos. Um monge deve ser chamado para ler textos sagrados e consolar a família.

   Judaísmo- A morte é encarada como algo natural, as pessoas estão na terra por apenas um período e mesmo que a carne morra o espírito continuará e se você viveu uma vida digna aqui vai ser recompensado no além. Para que essa alma seja iluminada os amigos e a família seguem alguns rituais.
   As portas e janelas são abertas e os acessórios são retirados por que ele não pode encontrar Deus com coisas do mundo. O caixão deve ser de madeira, forrado de preto, adequado para o corpo e com a estrela de Davi estampada. São todo parecidos para lembrar que na morte somos todos iguais.


Hinduísmo- Hindus acreditam que a alma irá reencarnar, ou seja, irá voltar à Terra várias vezes em forma de ser huamano ou animal, o que depende da vida que o indivíduo levava. Logo depois do falecimento começam os rituais para que a alma deixe o corpo sem traumas para entrar na nova casa animal ou humana.Os corpos são limpos e untados com óleos e pasta de sândalos(parece mais que tô falando de uma comida...). As mulheres têm seus cabelos penteados e nos homens a barba é feita, depois são vestidos como para uma festa e cobertos com tecidos deixando apenas o topo do crânio descoberto. Geralmente o corpo é cremado.Antes de morrer a pessoa é deitava a céu aberto virada para o Sul, isso faz parte do ritual para desprendimento da alma do corpo.


 Beijoooos, saudade de postar! Té mais.  Mila Madureira.

14 comentários:

  1. Adorei o POST..
    O engraçado é que o que parece tão exdrúxulo pra nós é super normal e tradicional pra muitos outros...
    Acho que esse sentimento é recíproco.
    O mais absurdo, ao nosso ver, é a tradição hindu; que acredita que o homem pode rencarnar no formato humano ou até mesmo ANIMAL...
    Enfim, adorei o post.. #CamilaProdígio
    Criem um twitter pro blog.. ^^

    ResponderExcluir
  2. Lembrei que Na Inglaterra se tem o costume de enterrar os cadáveres descalços... No oriente, Luto é Branco.. Entre outras coisas..

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia do twitter, acho que vou falar isso pra Nathalia pq ela que sabe masi dessas coisas do #twitter rsrsrs. Sério, sou mó perdida lá. E Obrigada pelo "prodígio" kkk Ah, e ótima visão sobre o assunto, a gente sempre costuma pensar que a nossa religião que é a certa, mas não para pra perceber que eles também acham isso. Mas é questão de costume e cultura, cada um vai a achar a sua "normal" e a do outro "estranha". Beijoos.

    ResponderExcluir
  4. a religião verdadeira é visitar as viúvas os orfãos e necessitados,mas aceitar a jesus é de suma importancia,pois a palavra religião vem do latin,religare,diz q liga o homem com Deus,mas quem liga o homem com Deus é Jesus de nazaré,que diz eu sou o ,caminho a, verdadeea vida ninguem vem ao pai senão por mim,são joão 14:6,tchau um abraço Jessé honorio.A.D,SÃO Pulo

    ResponderExcluir
  5. Você estámuito mal informada. Seus textos estão muito pobres e sem graça. E o prncial..Faltam as fontes.

    ResponderExcluir
  6. ja to la no CÉU tenho garantia

    ResponderExcluir
  7. ah ta sem graça esses texto kkkk suahuahsua

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelas críticas também, pessoal, elas nos fazem melhorar, mas saibam que não temos nenhum objetivo didático nesse blog. Escrever é apenas algo prazeroso que encontramos para passar o tempo.

    ResponderExcluir